O RackGuard é um protetor de rack que protege as estruturas verticais de armazenagem logística e evita acidentes. A seguir, saiba mais sobre como funciona esse tipo de barreira.
Quando se trata de armazenamento logístico, existem duas questões principais que sempre devem ser priorizadas: a otimização do espaço e a segurança das pessoas que vão circular por aquele ambiente. Assim, cabe à empresa buscar soluções que permitam aliar esses dois fatores. Hoje, você vai conhecer melhor o RackGuard, um produto indispensável para empresas que adotam a armazenagem em layout vertical, no formato de rack. Saiba como ele pode ajudar a tornar o seu processo logístico mais seguro.
Armazenagem em rack
O sistema de armazenagem em rack é bastante utilizado em estoques, centros de distribuição e até mesmo em grandes atacados. Por organizar as mercadorias de forma vertical, é uma alternativa que permite um aproveitamento melhor do espaço.
O rack é estruturado em prateleiras metálicas resistentes e serve tanto para acomodar as mercadorias quanto para facilitar o seu transporte, à medida em que os garfos das empilhadeiras podem se encaixar nele para coletar os paletes. Assim, é possível movimentar uma quantidade grande de itens em uma única carga.
Além disso, o rack apresenta outras vantagens, como por exemplo, permitir uma organização mais eficiente do material, setorizar as mercadorias, facilitar a visibilidade e, em consequência de todos esses fatores, otimizar o trabalho de logística interna.
RackGuard: mais segurança na logística da sua empresa
Se, por um lado, a armazenagem vertical é bastante benéfica em termos de aproveitamento do espaço logístico, por outro, se não houver um sistema de segurança adequado, ela pode ser perigosa. Grandes colunas de mercadorias são mais suscetíveis a sofrerem com o famoso “efeito dominó” quando acontece uma colisão.
O desabamento das prateleiras não apenas causa prejuízos financeiros, como os danos à infraestrutura e a possível perda de mercadorias, mas principalmente acidentais. No ano passado, a queda de uma estrutura vertical de armazenagem em um “atacarejo” do Maranhão provocou justamente uma movimentação em cadeia, que resultou na trágica morte de uma colaboradora.
Como tornar o sistema de rack de armazenagem mais seguro, para que as empresas possam continuar apostando nele sem correr o risco desse tipo de incidente? O RackGuard é uma das melhores soluções do mercado atual para essa finalidade.
O que é RackGuard?
O RackGuard – protetor de rack – é uma estrutura de proteção desenvolvida especialmente para armazenagem em rack. Consiste em uma espécie de barreira que pode ser instalada com facilidade na haste do rack, em sua base. Assim, quando ocorre a colisão de uma empilhadeira contra a estrutura do rack – ou de qualquer outro veículo industrial – ela vai se chocar contra essa barreira e não contra a prateleira em si. A questão é que o RackGuard foi desenvolvido com uma tecnologia de ponta que absorve grande parte do impacto e o desvia, transferindo a sua energia ao redor da perna do rack.
Em resumo, quando ocorre a colisão, o impacto é absorvido e a estrutura de armazenamento não vai ser desestabilizada, evitando a sua queda e os acidentes graves que poderiam ser consequentes dela.
Benefícios do RackGuard
Essa é uma solução inovadora em termos de segurança logística, que garante diversos benefícios à empresa:
- A barreira pode ser instalada com facilidade, sem exigir grandes reformas no espaço logístico e nem mesmo danificar o seu pavimento. Assim, não há um alto custo com obras e nem o tempo ocioso que seria necessário para executá-las;
- O protetor de rack RackGuard tem uma estrutura flexível, ou seja, depois do impacto de uma colisão, ele retorna naturalmente ao seu formato original, de modo que a sua funcionalidade não fica comprometida. Uma mesma barreira vai proteger a estrutura de inúmeros choques sem precisar ser substituída;
- Possui uma cor que auxilia na sinalização visual, o que já é um recurso que auxilia na prevenção de acidentes, ainda que de forma visual. Os operadores de empilhadeiras e de outros veículos vão ficar mais atentos ao fluxo do tráfego;
- O material com o qual o RackGuard é fabricado é resistente à corrosão e estabilizado contra radiação UV. Assim, não necessita de repintura, tornando seus custos de manutenção praticamente nulos;
- Estão disponíveis em várias opções de altura, possibilitando que a empresa escolha aquela que melhor atende às suas necessidades de acordo com o tamanho dos veículos que circula pelo espaço.
Uma vez que esse tipo de barreira evita as colisões entre veículos industriais e o rack de armazenagem, a empresa também acaba ganhando de muitas formas:
- Redução dos índices de acidentes de trabalho. Além de tornar o ambiente mais seguro para os colaboradores, esse processo também diminui os afastamentos e todos os custos gerados por eles;
- Preservação da infraestrutura do espaço de armazenagem;
- Proteção das próprias empilhadeiras e demais veículos industriais, evitando que sejam seriamente danificados nas colisões;
- Redução do tempo de inatividade dos colaboradores e maquinário consequente de um incidente;
- Maior eficiência dos processos de logística interna;
- Prevenção da perda de mercadorias que poderiam ser danificadas em um acidente;
- A somatória de todos esses elementos faz com que a empresa ganhe pontos em credibilidade perante a sua equipe, fornecedores e demais stakeholders.
Outro ponto importante é que o protetor de rack pode ser retirado e instalado novamente com facilidade. Assim, se a empresa tiver qualquer mudança em seu layout, elas poderão acompanhá-la, sendo reorganizadas de acordo com as novas posições das prateleiras.
Se você deseja tornar os seus processos de logística interna mais seguros, as barreiras de proteção flexível como o RackGuards são o que há de mais eficiente e moderno!
Quer saber mais sobre as funcionalidades do RackGuards e de que forma essa estrutura pode solucionar os problemas de segurança logística da sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e solicite maiores informações!