Centro de distribuição dos Correios da Bahia recebe projeto da Onflex com soluções integradas de proteção em 324 metros lineares
Em parceria inédita com a Onflex, o centro de distribuição dos Correios, localizado entre os municípios de Salvador e Camaçari, na Bahia, decidiu revitalizar sua estrutura operacional com o objetivo de construir um ambiente mais seguro e livre de acidentes.
Tradicionalmente, centros de distribuição e logística são caracterizados pelo movimento intenso e alto fluxo de entrada e saída das mercadorias. No caso da unidade dos Correios atendida pela Onflex, o principal desafio era encontrar soluções eficientes para proteger uma esteira transportadora avaliada em R$2 milhões de reais, após tentativas frustradas.
Após uma análise detalhada da rotina do centro logístico, a Onflex propôs uma estratégia integrada com a instalação de três produtos A-Safe: Fork Guard, barreiras de tráfego simples do modelo eFlex e limitadores de altura.
Quer saber mais detalhes sobre este projeto piloto? Continue lendo!
Centro de distribuição dos correios: antes e depois da Onflex
Intensidade define a operação de um centro de distribuição dos Correios. Sabe por quê? Antes das encomendas chegarem à casa dos consumidores, existe um processo logístico que envolve diversas etapas além da postagem da caixinha na agência dos correios.
Os objetos são encaminhados às unidades de tratamento e são separados, conferidos e posteriormente vão para as unidades de distribuição. Em resumo, as principais etapas de uma unidade dos correios são:
- Coleta das caixas e envelopes;
- Conferência do objeto que será enviado;
- Triagem e separação da encomenda, considerando detalhes do objeto e CEP de destino;
- Expedição das correspondências, malotes e/ou caixas para as unidades de distribuição.
Para o sucesso de uma operação como esta, é fundamental contar com uma operação logística segura e bem estruturada e é justamente por isso que o centro de distribuição dos correios da Bahia decidiu investir nas soluções da Onflex direcionadas ao setor de armazenagem e distribuição.
Problemas identificados na unidade dos Correios
Antes de fechar a parceria com a Onflex para a instalação dos produtos A-Safe, os principais problemas na unidade dos correios eram os seguintes:
- Ocorrência de acidente logístico na esteira dos produtos;
- Necessidade de reforçar a proteção da estrutura e do patrimônio;
- Prevenção de colisões entre as empilhadeiras e a esteira;
- Maior efetividade na sinalização dos equipamentos visando proteção;
- Prevenção de danos às mercadorias despachadas;
- Melhorias na produtividade da operação.
As soluções da Onflex: uma estratégia integrada
Reflita: uma esteira avaliada em R$ 2 milhões de reais recebe diariamente um volume expressivo de caixas e envelopes. Ou seja, praticamente é o coração do fluxo logístico já que seria impossível carregar todas as caixas até os veículos de transporte em um processo manual.
Se a esteira é danificada por conta de um acidente com uma empilhadeira, por exemplo, o fluxo logístico é interrompido e a operação inteira é paralisada até que sejam feitos os reparos de manutenção do equipamento. Tudo isso tem um custo muito alto e pode gerar diversos transtornos diante dos clientes e destinatários que aguardam suas cartas e encomendas.
Neste contexto, o projeto da Onflex foi pautado em ações integradas com o objetivo de proteger os equipamentos e os produtos que passam pelo centro de distribuição dos Correios. A seguir, confira quais foram as soluções adotadas e entenda como elas ajudaram a solucionar essas demandas.
Fork Guard
O Fork Guard, também conhecido como protetor de garfo é um dispositivo projetado para proteger estruturas críticas ao nível do solo. Na prática, investir nesse produto traz vários benefícios para o fluxo logístico. Listamos alguns:
- Definição e proteção das rotas de tráfego;
- Blindagem contra possíveis danos causados pelos garfos de veículos que transitam na operação logística;
- Reforço da proteção de colunas;
- Maior efetividade na limitação de velocidade das empilhadeiras e veículos que podem colidir nas estruturas;
- Proteção contra impactos: tanto dos equipamentos quanto do chão.
Na unidade dos Correios, foram instalados 325 metros lineares de Fork Guard em uma área crítica do ambiente na qual passam todos os equipamentos de transporte. O principal benefício da aplicação deste produto é a proteção da esteira, já que os protetores impedem que as empilhadeiras ultrapassem a área das esteiras, gerando danos.
Barreiras de tráfego simples e-Flex
Não há como garantir a proteção de um ambiente com alto fluxo de máquinas e pessoas sem as Barreiras de Proteção Flexíveis. Ao contrário de um guarda-corpo de metal que entorta e amassa, as Barreiras Flexíveis da A-Safe são produzidas em tecnologia inteligente para absorver até 80% do impacto em caso de colisão, protegendo máquinas, produtos e pessoas.
Por isso, elas foram escolhidas para compor as soluções do centro de distribuição dos correios. Foram instaladas barreiras de tráfego simples para proteção do compressor localizado no ambiente.
Além de proteger os compressores, a implantação das barreiras flexíveis de tráfego também ajudou a melhorar a segregação de tráfego entre veículos e operadores e criar rotas seguras, evitando colisões que estragam os equipamentos e acidentes de trabalho que podem colocar a vida dos funcionários em risco.
Limitadores de altura
Para fechar o projeto dos Correios com chave de ouro, os limitadores de altura (ou bollards), foram escolhidos para potencializar os benefícios das barreiras flexíveis e dos protetores de garfo.
Como o próprio nome sugere, os limitadores de altura protegem as estruturas aéreas, blindando equipamentos e produtos. Em outras palavras: os limitadores de altura imitam uma espécie de trave (como as que são utilizadas em um gol de futebol, por exemplo), para evitar colisões e batidas nos pontos mais altos da esteira.
Qual a vantagem de uma estratégia integrada em centros logísticos?
Em qualquer ambiente industrial ou logístico com fluxo intenso de máquinas e pessoas, investir em tecnologias que tragam maior segurança para as pessoas e produtividade para a operação gera inúmeros benefícios.
Nos centros logísticos, existe uma tendência crescente de investir em estratégias de segurança integrada e não é por acaso. Afinal, quanto maior for a segurança dos ambientes e menor o índice de acidentes, melhor será o fluxo de separação, transporte e despacho de encomendas e melhor será o reconhecimento dos clientes e parceiros que dependem dessa logística para comercializar seus produtos.
A Onflex tem orgulho de ser a empresa número 1 do Brasil a oferecer uma solução integrada para os Correios. Vale lembrar que essa não é a primeira entrega neste setor, já que o centro logístico da Amazon, em Minas Gerais, também foi equipado com produtos A-Safe.
Quer saber mais sobre as soluções utilizadas nesse case de sucesso ou conversar sobre o seu projeto? Fale com nossos especialistas!