Mais uma vez, a Onflex demonstrou sua eficiência e compromisso na entrega de barreiras de proteção flexíveis do tipo Bollards e Heights Restrictor ou, em português, Postes e Limitador de Altura para a fábrica da Nestlé, localizada no município de Caçapava, entre São José dos Campos e Taubaté, no estado de São Paulo.
Referência na produção mundial de chocolates e produtos alimentícios, o Grupo Nestlé foi criado em 1904 e somente em 2019, a marca faturou R$3,6 bilhões no Brasil segundo comunicados oficiais.
Neste contexto, a parceria da transnacional com a Onflex e Inovadoor -empresa do grupo, apenas reforça esse sucesso. Afinal, as soluções da Onflex e da Inovador visam um objetivo em comum: produtividade. Quer saber todos os detalhes do projeto? Continue lendo e saiba mais!
Onflex e Nestlé: entenda o projeto
A instalação de quatro barreiras flexíveis distribuídas pela Onflex da A-Safe no formato de Bollards foi uma verdadeira revolução no ambiente fabril da Nestlé. Além da excelente qualidade de fabricação, esse modelo de barreira é produzido para absorver impactos em caso de colisões e outros acidentes.
Em uma rotina produtiva como a da Nestlé, isso representa mais segurança e maior produtividade além da adequação do ambiente laboral prezando pela segurança e bem-estar dos colaboradores.
Segundo o engenheiro e Key Account Executive da Onflex/Inovadoor, Julio Fernandes, a parceria com a marca teve sucesso absoluto com satisfação demonstrada pela qualidade dos produtos, além de atendimento. Cabe destacar que outras fábricas da Nestlé já utilizam produtos A-Safe.
“Outras unidades da Nestlé como em países como a Holanda já utilizam os produtos A-Safe há bastante tempo para garantir segurança e otimização no fluxo dos pedestres. Agora é a vez do Brasil aderir este tipo de proteção, começando pela Nestlé de Caçapava, em SP”, ressaltou Fernandes.
Além disso, a instalação das barreiras neste cenário trouxe uma série de vantagens para a empresa, como:
- Cuidado redobrado nas colunas;
- Maior segurança e cuidado contra colisões;
- Segregação do fluxo de pedestres e máquinas;
- Proteção em dobro em relação às empilhadeiras e paleteiras.
Vale destacar que a empresa já tinha uma demanda de segurança para o ambiente fabril e há tempos procurava o fornecedor ideal. A Onflex não só conseguiu atender as especificidades do projeto da fábrica como também mediou a parceria com a Inovadoor, trazendo soluções em portas rápidas para a indústria (vamos abordar mais detalhes ao longo do texto).
Vantagens dos Postes + Limitador de Altura
As barreiras de proteção flexíveis são equipamentos que sustentam um tripé essencial para a sobrevivência de qualquer negócio industrial: maior durabilidade dos equipamentos, proteção à vida humana e cuidados redobrados com a linha de produção.
Os Bollards são muito conhecidos no mercado pela capacidade de absorção dos impactos. Essa característica é bastante associada a outras vantagens que ajudam não só a evitar os acidentes de trabalho como tornar o ambiente da fábrica mais otimizado e eficiente. Fizemos uma lista para que você entenda os detalhes.
1. Barreiras flexíveis: equipamentos blindados
A instalação de postes e limitadores de altura com barreiras de proteção flexíveis protege e blinda os equipamentos e casos aéreos da fábrica. Além disso, esses produtos evitam danos nos veículos que circulam com frequência na fábrica como empilhadeiras e paleteiras, por exemplo.
2. Maior segurança e eficiência nos centros de armazenagem
Dos danos ao piso fabril às quedas que estragam lotes inteiros de produtos fabricados na linha de operação. Você sabe quais são os problemas causados pela falta de postes e limitadores de altura? São inúmeros e renderiam uma enorme lista.
Com o objetivo de evitar prejuízos às estruturas de colunas, pisos e materiais que formam os centros de produção e distribuição, a Nestlé confiou no projeto da Onflex e instalou barreiras flexíveis com limitadores de altura, melhorando assim toda a rotina operacional e evitando perdas financeiras e humanas.
3. Proteção de maquinários
Os Limitadores de Altura protegem empilhadeiras com garfos e outros equipamentos de colisões e contatos que geram possíveis acidentes. Além da proteção física, esse elemento também é benéfico para proteção do ar comprimido e dos suprimentos de eletricidade. Vale lembrar que esse tipo de barreira também conta com sistema de alarme para sinalizar o limite de altura e proteger os beirais das portas nos armazéns.
4. Proteção de pessoas e melhora no tráfego industrial
O ambiente de uma fábrica é dinâmico e uma das principais causas de acidentes de trabalho nestes espaços está relacionada às colisões do maquinário com as pessoas que transitam na operação.
Com as barreiras flexíveis, a demarcação do espaço para máquinas e dos limites da operação para trânsito dos operadores fica mais evidente. Portanto, as barreiras de proteção flexíveis ajudam a evitar acidentes e protegem os pedestres.
Barreiras flexíveis + portas rápidas: uma combinação inteligente
As melhorias na fábrica da Nestlé não pararam por aí. O time de engenharia da marca e a Inovadoor, empresa parceira da Onflex, chegaram juntos ao diagnóstico que indicava a adequação dos ambientes fabris com portas rápidas. Recentemente, a unidade de Caçapava adquiriu sua 15º porta rápida.
Todas as portas instaladas no ambiente são do modelo 601 — com configuração específica para a área fabril e separação de ambientes. A combinação de barreiras flexíveis e portas rápidas é muito positiva para o futuro da Nestlé que é uma empresa altamente tradicional e conta com inovação constante e melhoria contínua em seus produtos e serviços.