Quando a Outokumpu, fabricante líder de aço inoxidável, procurava uma proteção eficaz contra impactos e gerenciamento de tráfego em seu centro de serviços reformado de Sheffield, procurou a expertise da A-SAFE para obter uma solução abrangente.
Produzindo cerca de 2,4 milhões de toneladas de aço inoxidável por ano e empregando 10.000 pessoas em todo o mundo, a empresa finlandesa Outokumpu é líder global em aço inoxidável. Também é intransigente sobre a segurança no local de trabalho. Após extensas reformas no Centro de Serviços de Chapas e Placas de Aço Inoxidável de Sheffield, a empresa exigiu proteção contra impactos e gerenciamento de tráfego que representassem as melhores práticas em saúde e segurança. Recorreu-se à experiência do A-SAFE para uma solução abrangente.
Sheffield foi construída sobre a fabricação de aço e, embora a maioria das forjas e fornos já tenha desaparecido há muito tempo, sua forte associação com a indústria siderúrgica permanece. Em nenhum outro lugar do que no substancial centro de serviços de Outokumpu no Reino Unido, no distrito de Tinsley, apenas a poucos passos de onde o aço inoxidável foi inventado em 1913.
A Outokumpu é a maior empresa de aço inoxidável da Europa, produzindo e processando cerca de 2,4 milhões de toneladas do material a cada ano. Sediada na capital finlandesa de Helsinque, a empresa possui operações em mais de trinta países. O site de Outokumpu, em Tinsley, é um elemento importante das operações globais da empresa – em um de seus maiores mercados domésticos. Com uma oficina de fundição e oficinas para processamento e acabamento de chapas e bobinas de aço inoxidável, é a única instalação desse tipo no Reino Unido. O local cria e termina componentes de aço inoxidável de precisão para várias aplicações especializadas em áreas como manufatura e indústria nuclear. Emprega mais de 500 pessoas e mantê-las em segurança é uma prioridade tanto para a empresa quanto para o gerente de operações do Reino Unido, Billy Race.
“Para nós, foi realmente essencial proteger nossos funcionários e visitantes da planta móvel no local” Billy Race – Gerente de Operações do Reino Unido, Outokumpu Portanto, quando a Outokumpu planejava reformar seu prédio de 20.000 metros quadrados em Centro de Serviços de Placas (TPS) em Tinsley, não havia comprometimento da segurança no local de trabalho. Trabalhar com chapas de aço inoxidável apresenta uma série de desafios de saúde e segurança: os mais significativos são os vários empilhadeiras, carregadeiras laterais e guindastes em constante operação no chão de fábrica. O PSC está equipado com uma variedade de sofisticadas máquinas de corte a plasma, laser, jato de água e fibra. Proteger esse equipamento vital, seus operadores e tráfego de pedestres contra o risco de impacto de veículos transportando chapas de aço pesadas foi uma consideração essencial para o projeto de renovação: “Foi realmente uma coisa fundamental para proteger nossos funcionários e visitantes da planta móvel no local ”, explica Race.
Depois de limpar metade da oficina da PSC e executar um programa completo de reformas que incluía deslizar e polir o chão da fábrica, Outokumpu recorreu à expertise da A-SAFE para garantir que sua infraestrutura de segurança no local de trabalho e gerenciamento de tráfego refletissem o mesmo exemplo padrões como o restante das instalações renovadas. O site de Tinsley estava entre a vanguarda dos primeiros a adotar barreiras de segurança de polímeros no início dos anos 2000 – quando a A-SAFE foi pioneira na tecnologia e as barreiras de aço de alta manutenção no local de trabalho ainda eram a norma – assim como Race e sua equipe, A-SAFE foi a escolha natural para a reforma.
Os especialistas em segurança do local de trabalho da A-SAFE trabalharam com o código de prática PAS13 da British Standards Institution para projetar um conceito de gerenciamento de tráfego e segurança das melhores práticas para Outokumpu que atendesse aos mais altos padrões de proteção de pedestres e eficiência operacional. Incorporando barreiras de pedestres e tráfego A-SAFE de terceira geração , juntamente com portões de segurança que abrem para dentro nos pontos de passagem de veículos, a solução personalizada garantiu que os níveis mais significativos de proteção contra impactos estivessem concentrados em áreas onde havia um risco real de impacto no veículo.
As barreiras foram posicionadas para proteger e segregar passagens para pedestres, bem como para direcionar o tráfego de veículos para longe de áreas vulneráveis do chão de fábrica: “As informações e conselhos que recebemos do A-SAFE foram realmente bons. Trabalhamos em estreita colaboração com eles e analisamos onde tínhamos interação com as pessoas e a planta móvel para ver como poderíamos tornar essas áreas mais seguras. Ao mesmo tempo, queríamos proteger os novos pedaços de plantas que compramos ”, diz Race. No entanto, nem todas as áreas da instalação de Outokumpu exigiam proteção de impacto no tráfego pesado: “Havia lugares, como a entrada do PSC, onde não pode haver nenhuma planta móvel. Acabamos de passar por uma barreira de pedestres normal por lá. ”
O local de Outokumpu em Tinsley tem um histórico de segurança exemplar e já tinha várias medidas altamente eficazes para proteger os funcionários: “Temos procedimentos muito bons. Temos o sistema RFID (um sistema de aviso de etiqueta de rádio para avisar os motoristas de empilhadeiras quando um pedestre está nas proximidades); temos roupas e treinamento de alta visibilidade para motoristas e operadores de empilhadeiras ”, afirma Race. “Mas a nova solução nos dá esse nível extra de conforto que estamos reduzindo riscos. Nossos procedimentos de segurança são as melhores práticas, mas estamos sempre nos esforçando para torná-los ainda melhores. É tudo uma questão de reduzir o risco de um acidente. ”
Durante o processo de instalação, Race e sua equipe ficaram impressionados com a atenção aos detalhes da equipe A-SAFE e com seu compromisso com a segurança no local de trabalho: “Tudo foi feito corretamente. Nós não tivemos que fazer nada. Executamos um sistema de permissão para trabalhar para nossos contratados e os auditamos de tempos em tempos. Nem uma vez tivemos que puxar nada para os caras do A-SAFE ”, diz ele.
A metade renovada do PSC já está em operação há alguns meses e a nova solução A-SAFE já teve um efeito positivo. As passarelas claramente definidas facilitam muito a movimentação dos pedestres pelas instalações, enquanto as barreiras para serviços pesados garantem a eles que estão totalmente protegidas. Race e sua equipe também estão impressionados com os novos portões de segurança e como eles ajudaram a incentivar uma maior conscientização dos veículos que operam no chão de fábrica, “porque eles abrem para dentro, fazem você parar antes que você saia”, diz ele.
A Race também acredita que a aparência da nova solução A-SAFE complementou perfeitamente o sistema 5S de melhoria contínua existente em Outokumpu: “Tornamos os locais de trabalho o mais esteticamente possíveis. Temos todas as ferramentas no lugar certo. Nós organizamos e nos desfizemos do lixo. Nosso padrão de limpeza é realmente alto. As novas barreiras criam o fator uau ”, diz ele,“ a gerência nos visitou no verão, e eles ficaram muito impressionados. Eles ficaram muito satisfeitos com a aparência do ponto de vista da fabricação, do ponto de vista 5S. Eles perguntaram quais eram as barreiras e foram muito elogiosos sobre tudo o que fizemos no Plate Service Center. ”
Race e sua equipe agora planejam trabalhar com o A-SAFE na reforma da outra metade do PSC com o mesmo alto padrão: “Vamos refazer o piso, definir as passarelas e instalar mais produtos A-SAFE. Então, há muito mais a fazer. Este ainda não é um projeto finalizado.