As colunas que garantem a sustentação de galpões e áreas amplas tornam o ambiente mais suscetível aos acidentes de trabalho, a menos que a empresa traga soluções de segurança. Saiba tudo sobre a proteção de colunas estruturais.
Em galpões de armazenagem com área mais ampla, as colunas estruturais são sempre necessárias para garantir a sustentação da construção. Elas normalmente são constituídas de concreto ou metal e, embora indispensáveis, também podem representar um risco de acidentes de trabalho, especialmente quando a empresa não investe na sua proteção. No artigo de hoje, vamos abordar quais são os principais perigos associados às colunas e, principalmente, como realizar de maneira eficiente a proteção de colunas. Confira!
Colunas estruturais: riscos associados
Por melhor que seja o planejamento da infraestrutura, muitas vezes é inevitável que as colunas estruturais sejam implementadas em áreas nas quais há circulação de pessoas e de máquinas industriais, como as empilhadeiras, por exemplo. O risco mais iminente que existe em relação a esse cenário é a colisão desses veículos contra a estrutura.
Uma colisão dessa natureza pode ter um impacto mais leve ou mais grave. Em geral, as suas consequências podem envolver:
- Risco de lesão e até de morte para o operador do veículo;
- Danos às mercadoria que estiver sendo transportada no momento do choque;
- Danos ao veículo que colidiu com a coluna, gerando um custo de manutenção;
- Danos à própria coluna, exigindo que seja consertada para proteger toda a estrutura do espaço e evitar desabamentos;
- Em casos muito graves, a colisão de um veículo de grande porte contra uma coluna pode até fazer com que ela seja derrubada, colocando em risco toda a construção.
Além desses acidentes de maior gravidade, quando não há proteção de colunas, também pode ocorrer a colisão de pedestres contra elas. Isso pode gerar lesões de diferentes gravidades ao trabalhador, provocando, inclusive, o seu afastamento temporário das atividades laborais.
Principais causas dos acidentes com colunas estruturais
Diversas variáveis podem tornar uma empresa mais suscetível a esse tipo de acidente, mas elas se resumem à falta de proteção:
- Ausência de elementos de sinalização que tornem as colunas mais visíveis. Na maioria das vezes, elas possuem a mesma cor do restante do galpão, portanto, precisam ser sinalizadas;
- Ausência de recursos de proteção especificamente desenvolvidos para as colunas;
- Ausência de conscientização dos colaboradores sobre a importância de adotar medidas de segurança no exercício das suas atividades.
A verdade é que o fato de as colunas serem bastante comuns em galpões e unidades de distribuição faz com que muitos empreendedores não cheguem a pensar sobre a importância de torná-las mais seguras. Ao estabelecerem medidas de segurança para o restante da infraestrutura e das operações, acabam por negligenciar esse setor e é isso que causa tantos acidentes na indústria.
Proteção de colunas estruturais: saiba mais
Afinal: o que fazer para tornar essas colunas efetivamente mais seguras, já que elas não podem ser suprimidas? Hoje em dia, existem no mercado soluções desenvolvidas especificamente para a proteção de colunas estruturais. São barreiras de proteção que podem ser instaladas nos arredores de cada coluna e realizam dois mecanismos ao mesmo tempo: funcionam como sinalização e, se mesmo assim uma colisão acontecer, reduzem significativamente a sua gravidade.
Proteção de colunas Onflex
A Onflex é referência em barreiras de proteção para a indústria e possui em seu portfólio de produtos barreiras para colunas. Suas funcionalidades são inúmeras:
- São fabricadas em cores normatizadas de segurança: amarelo e preto. Por isso, caso a empresa não tenha sinalização de colunas, a instalação das barreiras já resolve esse problema;
- Criam uma zona de isolamento ao redor da coluna, impedindo que os veículos industriais e até mesmo os pedestres possam se chocar contra ela;
- Se houver uma colisão, ela vai acontecer com a barreira de proteção, que já é preparada para absorver e minimizar o impacto.
As barreiras de proteção flexíveis para colunas com as quais a Onflex trabalha são produzidas em um polímero capaz de absorver 80% do impacto. O restante que não é absorvido é dissipado de modo a não causar danos graves para as pessoas e equipamentos envolvidos em uma possível colisão. Assim, um choque que poderia ser de extrema gravidade se acontecesse diretamente com a coluna acaba se transformando em apenas uma pequena intercorrência sem maiores consequências.
Além disso, as barreiras de proteção de colunas também são de material flexível, o que significa que mesmo que sejam deformadas durante a colisão podem voltar naturalmente ao seu formato original, sem causar qualquer comprometimento à sua funcionalidade.
Tipos de proteção de colunas
Cada empresa tem as suas próprias configurações e necessidades, por isso, nem sempre uma mesma barreira de proteção de colunas vai atender adequadamente a todas. Pensando nisso, disponibilizamos três tipos diferentes dessa proteção:
Esta primeira opção é bastante versátil: pode ser instalada somente na base da coluna ou, se houver necessidade, os módulos podem ser empilhados para ganhar altura. É uma barreira com nervuras de suporte estrutural que garantem uma dose extra de proteção e segurança.
Quando o cliente precisa de vários módulos empilhados, eles são organizados em um sistema de escalonamento, o que garante que todas as unidades funcionem de forma integrada, reforçando a proteção da coluna em casos de acidentes.
Esse modelo pode ser implementado em colunas retangulares ou quadradas de qualquer altura.
Esse segundo modelo de barreira de proteção tem a vantagem de poder ser instalado em colunas de qualquer formato. Isso porque a barreira não vai ser acoplada diretamente na coluna, mas sim instalada ao redor dela, compondo uma estrutura de proteção ainda mais robusta e visível. Para empresas que trabalham com um alto tráfego de veículos industriais mais potentes, essa pode ser uma boa alternativa.
São disponibilizadas com quatro lados (para colunas que ficam no meio do espaço), três lados (para colunas que ficam com uma das faces encostadas na parede) e dois lados (para colunas que ficam com duas das faces encostadas na parede).
Versão tão resistente quanto a opção anterior, com a adição de um trilho na base que reforça os quesitos de resistência.
A proteção de colunas é uma solução indispensável para tornar a sua empresa mais segura. Quer saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas!