Existem diferentes materiais de fabricação para bollards. No artigo de hoje, vamos abordar cada um deles e quais as suas vantagens.
Também chamados de postes, os bollards são estruturas implementadas principalmente em ambientes industriais, que servem como ferramentas de proteção e segurança. Existem inúmeros tipos de bollards, mas eles funcionam como barreiras físicas que delimitam áreas de acesso de pedestres, separam rotas de tráfego, isolam produtos empilhados em grandes alturas, entre outras funções. Podem ser fabricados em diferentes materiais: concreto, aço ou polímero e hoje vamos discutir sobre qual deles é a melhor alternativa. Confira!
Entendendo os tipos de bollards quanto às suas funções
Para entender qual material é mais eficaz do que outro, o primeiro passo é compreender que existem diferentes tipos de bollards quanto às suas funções. Entre eles estão:
- Bollards de tráfego: são aqueles utilizados para orientar o tráfego de empilhadeiras e outros veículos que circulam em barracões industriais ou até mesmo obras, já que podem ser removidos após o uso. Nesse caso, os postes são instalados de modo a deixar visível para o motorista qual caminho ele deve percorrer dentro de faixas estabelecidas para tornar a logística mais eficiente e segura.
- Bollards de pedestres: barreiras físicas que limitam as áreas de circulação exclusiva de pedestres, evitando que elas coincidam com espaços de tráfego de veículos ou que os pedestres circundem locais perigosos por outros fatores.
- Bollards de segurança: são usados especificamente para segregar tráfego de veículos e pedestres. A diferença deles em relação aos modelos anteriores é a sua altura, que costuma ser maior. Assim, se porventura houver uma colisão, a proteção para os envolvidos no acidente também será mais elevada.
- Bollards para trabalho pesado: postes de segurança instalados em áreas onde há a necessidade de proteger altos valores. Como por exemplo, em joalherias. Ajudam a restringir o acesso a esses espaços.
Ainda que em diferentes contextos e com funções distintas, os bollards sempre entram na estratégia de segurança das empresas, seja para proteger sua estrutura e patrimônio ou os indivíduos que circulam em suas áreas.
Tipos de bollards quanto ao seu material de fabricação
Primeiramente, cabe esclarecer que não há como apontar um material que seja absolutamente superior a todos os outros no que diz respeito à fabricação de bollards. O que acontece é que cada matéria-prima tem seus pontos positivos e negativos. Além disso, conforme a tecnologia avança, surgem materiais que são mais modernos e entregam um rol de benefícios maior. É isso que vamos discutir a seguir.
Bollards de ferro e aço
Os modelos mais antigos de bollards costumavam ser fabricados em metal, especialmente o ferro, escolhido por conta da sua robustez e durabilidade. Muitas vezes, a estrutura era feita em concreto ou aço e, sobre ela, aplicava-se apenas uma cobertura de ferro fundido.
Já os postes de aço são um pouco mais atuais e ainda bastante utilizados para garantir a proteção de determinadas áreas contra veículos. Também é comum que tenham o seu interior constituído em concreto e são bastante resistentes às intempéries, especialmente os de aço inoxidável, que não enferrujam.
Bollards de concreto
Os postes fabricados em concreto e sem nenhum acabamento metálico são mais empregados em áreas ao ar livre, na forma de blocos de concreto mesmo. Comuns em espaços públicos, fornecem uma boa proteção contra os acidentes mais comuns, como colisões veiculares, por exemplo, além de “controlarem” a circulação de pedestres quando acontece em um volume maior. Do ponto de vista estético, saem “perdendo” para outros modelos mais elaborados.
Bollards de polímero
O primeiro fator que diferencia os bollards de polímero de todos esses outros materiais citados acima é a tecnologia que existe por trás do seu desenvolvimento. Ela permitiu que esse tipo de poste fosse mais leve e flexível do que os outros modelos, ao mesmo tempo em que oferecem uma proteção satisfatória, seja nos controles de tráfego ou na proteção contra veículos, em especial os industriais, como as empilhadeiras.
Materiais dos bollards x proteção contra impactos
Uma das principais funções dos bollards é justamente proteger pessoas e veículos de impactos e colisões. E isso é ainda mais importante na escolha do material do que a necessidade de sinalização, já que ela se resolve com qualquer recurso eficiente do ponto de vista visual.
É comum associar os metais e concretos a uma eficiência maior em termos de proteção contra impactos, por serem materiais mais robustos. No entanto, é preciso considerar que ao sofrerem algum tipo de deformação eles não têm a capacidade de se refazerem, ou seja, podem perder toda a sua eficácia e precisarem de substituição. Além disso, como não há uma tecnologia de ponta na fabricação desse tipo de poste, não há como criar algo que seja mais eficiente de acordo com o tipo e intensidade do impacto que pode sofrer de acordo com a sua implementação. É uma alternativa mais genérica.
Já os bollards de polímero, pelo contrário, possuem uma tecnologia moderna e, justamente por isso, existem diferentes tipos deles, com capacidades distintas de absorver impacto de várias intensidades. Ou seja, dependendo de onde essa barreira de proteção vai ser colocada, é possível escolher um modelo que tenha uma estrutura condizente para absorver os impactos aos quais ela estará exposta.
Além disso, esses bollards são resistentes e flexíveis ao mesmo tempo, o que significa que ao sofrerem uma colisão que cause deformação da estrutura, ela se recupera logo em seguida, voltando ao formato original. Assim, não há perda de funcionalidade e nem necessidade de substituição, o que também se torna viável do ponto de vista do custo/benefício.
E o fato de serem mais leves não faz com que os bollards de polímero sejam menos resistentes. Na verdade, esse é mais um benefício, porque não necessita de grandes obras em sua instalação e eles podem ser remanejados conforme houver mudanças nas demandas e organização logística do espaço.
Entre todos os materiais existentes para bollards hoje, o que se pode dizer é que o polímero é o que tem apresentado o melhor custo/benefício, especialmente em áreas industriais.
Quer saber mais sobre eles? Entre em contato com nossos especialistas.