A confiança do cliente
Conquistar a confiança do cliente é a melhor forma de reconhecimento para um produto ou um serviço. Todos os dias, no mundo inteiro, clientes compram produtos em busca de soluções para seus problemas, melhorias para seus processos, inovação em suas plantas. O voto de confiança começa no momento da aquisição do produto ou da contratação do serviço. Mas é quando o cliente se sente satisfeito com a entrega, quando seus anseios são atendidos e, ainda mais, quando suas expectativas são ultrapassadas e ele planeja fidelidade, que a confiança é realmente estabelecida.
Orgulhosamente, a Inovadoor pode comemorar a conquista da confiança de uma Indústria Automotiva Internacional, instalada em Curitiba (PR), pertencente à um Grande Grupo da Suécia. Trata-se do maior complexo industrial da marca na América Latina, onde são produzidos caminhões pesados e semipesados, ônibus rodoviários e urbanos, motores, cabines e caixas de câmbio.
Em dezembro de 2019, por meio da instalação de barreiras flexíveis desenvolvidas em polímero, a Inovadoor, distribuidora da marca europeia A-Safe, com sede em Pinhais (PR), resolveu já em um primeiro momento uma série de questões de uma área específica no ambiente fabril dessa indústria. Soluções que vão desde a delimitação da área de pedestres até a segurança para pedestres e operadores de equipamentos, do design atraente à facilidade de instalação, da fácil visualização ao baixo custo de manutenção.
A fábrica brasileira do Grupo foi atraída por todos esses atributos, considerando ainda o valor agregado oferecido pelo produto A-Safe aliado ao excelente atendimento e serviço de instalação da Inovadoor. Nas palavras do próprio cliente: “A sinergia da Inovadoor com a empresa foi determinante para a sua escolha entre os outros fornecedores desse tipo de produto”.
As mesmas necessidades ganham soluções com tecnologia de ponta
A necessidade de uma solução mais adequada para a função das barreiras de aço, comumente utilizadas no Brasil e em muitos casos instaladas no momento da construção das fábricas, não é uma novidade no segmento automotivo.
Com zonas críticas, também conhecidas como zonas quentes, as empresas precisam delimitar a passagem de pedestres e máquinas e organizar as operações a fim de evitar que pedestres invadam determinadas áreas como rotas de veículos e/ou áreas inseguras. Ou seja, precisam de barreiras de pedestres. Mas os modelos antigos feitos em aço já não são atrativos, devido a fatores como a trabalhosa instalação e a necessidade constante de manutenção.
E quando o assunto são as barreiras de tráfego que, além de segregar e delimitar a área de pedestres, precisam resistir à eventual colisão de veículos com alto impacto, as barreiras convencionais se mostram ainda mais ultrapassadas.
Nesses dois sentidos, as barreiras flexíveis A-Safe estão muito à frente das convencionais em aço, mostrando-se como uma incontestável evolução desse tipo de produto. Isso porque, além de cumprir todas as funções das barreiras usuais, as barreiras flexíveis agregam uma série de melhorias, como a absorção de choque (80% da força de impacto é absorvida) e memória interna projetada especificamente para recuperação total e uso repetido. Outros atributos consideráveis: design moderno e altamente visível; fácil instalação, nenhum dano ao piso e fixações preservadas; baixo investimento (e baixa necessidade) de manutenção, reparo e substituição; livre de corrosão e quimicamente inerte; modularidade (permite que trilhos e postes sejam substituídos independentemente); facilidade para a elaboração e/ou mudança de layout e soluções sob medida, entre outros.
Experiência Premium
Convencida de todos os benefícios que as barreiras flexíveis trariam à fábrica, a área de Engenharia de Logística dessa Indústria Automotiva optou pela aquisição inicial de 92 m2 de barreiras flexíveis A-Safe utilizadas para a delimitação da área de pedestres, e a segurança dos mesmos, na área de Recebimento de Materiais, na forma de um projeto-piloto.
No local, são movimentados de 250 a 300 containers de itens importados por dia, além das operações de caminhões com cargas nacionais. O engenheiro de Logística, Tony Oliveira, que liderou a ideia da aquisição das barreiras flexíveis, destaca que em 2019 houve ocorrências de acidentes que acenderam ainda mais a luz amarela para a importância de barreiras limitantes mais eficientes. A questão foi estudada de perto com a instalação de câmeras em diferentes locais para o acompanhamento do fluxo de pedestres, máquinas e caminhões e a elaboração de um Mapa de Calor, para identificação dos locais de maior risco de acidentes.
A partir disso, a ideia de novas demarcações e, principalmente, barreiras que absorvessem grandes impactos se mostraram como uma das ações indicadas para o aumento da segurança. Vale ressaltar que na área circulam equipamentos carregados com até 4 toneladas e um fluxo médio diário de 100 pessoas.
Antes da negociação com a Inovadoor, uma busca no mercado mostrou à empresa que a melhor relação custo-benefício era da Inovadoor, tendo ainda como outros fatores a seu favor: o atendimento ágil e todas as garantias da correta instalação. De acordo com Tony Oliveira, “essa solução ainda não foi adotada por nenhuma outra planta do Grupo no mundo, o que nos faz pioneiros, inovadores e atraentes para benchmarking no Grupo”. O engenheiro destaca ainda que “se trata de um produto de alta tecnologia, robustez, que já está consolidado e disponibiliza todos os materiais técnicos”.
Sucesso do cliente
Para quem adquire as barreiras flexíveis, fica difícil imaginar o resgate de atividades como fundações de solo e alterações em construções para a instalação de barreiras em aço, e que podem ser danificadas na primeira colisão de algum veículo contra elas. Por isso, a ideia da área de Engenharia de Logística da empresa é dar continuidade à instalação de barreiras flexíveis. Até porque a aceitação foi unânime e os resultados já começaram a aparecer.
Na área de Recebimento de Materiais, as barreiras flexíveis geraram impacto positivo em vários aspectos. “Essa solução vai ao encontro da alma inovadora da marca e à sua atual posição de Indústria 4.0, ou seja, trabalhamos com tecnologias disruptivas, e atuamos certificados pela ISO 45001 (Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança)”, destaca Tony. No quesito segurança, uma conquista ainda mais significativa: “Pela primeira vez, a fábrica tem um Corredor Seguro de Passagem, ganhando autorização para ser pintado na cor verde”. Aqui, também vale destacar, que a unidade é detentora do Selo WCM Prata no programa World Class Manufacturing, que é considerado um dos mais elevados padrões da manufatura global e incide sobre melhoria contínua nos processos de produção.
E, ainda que esse não seja o propósito, com um tráfego mais seguro de pessoas e máquinas, com fluxos definidos de passagem e máquinas com velocidades constantes, o número de containers movimentados diariamente na área cresceu mais de 15%, chegando até a 320/dia. Ou seja, a produtividade na área também aumentou.
Em resumo, a decisão pela aquisição das barreiras flexíveis chegou para reforçar a postura da marca em relação à segurança, qualidade, melhoria contínua, avanços tecnológicos e inovação. Por tudo isso, a área de Recebimento de Materiais começou o ano de 2020 em destaque. O Town Hall do início do ano, quando o VP Industrial dá as boas-vindas aos seus times, foi realizado no local onde as barreiras flexíveis foram instaladas, merecendo reconhecimento público pelo progresso que significou para a área e as excelentes perspectivas que abriu para o futuro. E, claro, por colaborar ainda mais com o sucesso da marca!